Pela Palestina. Da Palestina

Kufiya.org é um projeto que pertence a MADEinPALESTINE.de, uma loja online que oferece uma variedade de produtos feitos na Palestina por produtores e artesãos palestinos. Acreditamos firmemente que comercializar produtos palestinos é um ato de resistência contra a ocupação israelita e um passo em frente na direção da libertação e da autodeterminação do povo palestino. Consideramos que o consumo de produtos palestinos vai de mãos dadas com o boicote aos produtos israelitas.

Keffiyeh genuína leva o seu apoio à Palestina

Símbolo de luta pela liberdade

Tradicionalmente usado pelos agricultores, o lenço palestino preto e branco tornou-se sinônimo da luta pela independência árabe do domínio colonial que remonta décadas. O padrão em preto e branco, usado por Yasser Arafat nos anos 60, ganhou aceitação como o símbolo da luta pela libertação da Palestina e tornou-se um meio para transmitir a mensagem da Palestina ao mundo. Hoje é um símbolo da luta pelos valores humanos, da busca pela justiça e de um forte desejo de libertação da opressão. Atualmente o lenço palestino representa também o desejo de muitos por um sistema mais justo.

A Praga da Popularidade

Hoje em dia os lenços são mais do que um emblema palestino. O lenço palestino converteu-se num artigo polêmico usado por rappers, ativistas políticos, artistas e designers.

Ironicamente, o símbolo da luta palestina pela liberdade, que pode ser encontrado dentro e fora da Palestina, não é na realidade fabricado na Palestina, mas sim na China ou na Índia.

A popularidade internacional seguida pela alta procura dos lenços, foi uma praga para a indústria local. Fábricas tradicionais de Keffiyeh na Palestina não conseguem competir com os preços baixos das grandes indústrias, apesar de produzirem produtos com qualidade e tradição.

A única Keffiyeh original

Uma única tecelagem tradicional está ainda operacional. Hirbawi, que empregou 25 trabalhadores em turnos de 20 horas por dia, está atualmente a produzir metade da quantidade fabricada há duas décadas.

Hirbawi, junto com Kufiya.org, adiciona um toque de cor à aparência tradicional dos lenços palestinos para responder à demanda dos consumidores eticamente conscientes, interessados tanto em um presente de moda como no consumo responsável.